Followers

New Updating collection interior design and decorating ideas online, including kitchens, bathrooms, Basic Interior, Bathroom Interior, Bedroom Interior, Cabinets, Cafe interior, Countertops, Dinning Interior, Fireplace, Games Rooms, Home Ceiling Design, Home
Powered by Blogger.

Wednesday, February 2, 2011

Escolher o ar-condicionado ideal !


Com as altas temperaturas no hemisfério sul, não há quem não queira instalar em casa um ar-condicionado que cumpra o papel de deixar o ambiente climatizado e faça as horas passarem mais frescas. A procura pelo aparelho aumenta consideravelmente quando vem o verão, mas será que os consumidores sabem qual o melhor para cada caso? Com o guia de dicas abaixo, é fácil escolher a opção certa na hora da compra.




Antes de tudo, é preciso analisar alguns fatores como:

1. Quanto maior a incidência do sol no ambiente, maior deve ser a potência do refrigerador;

2. A potência pode ser entre 7 mil BTU e 60 mil BTU, sendo que o primeiro é perfeito para uma sala pequena com poucas pessoas e o último para espaços maiores. Para calcular o que melhor atende suas necessidades - levando em conta o tamanho do local, a quantidade de pessoas e a presença de eletrônicos

3. A economia do aparelho: os mais modernos têm sensores para monitorar a temperatura. Mantenha portas e janelas fechadas durante o uso e evite o frio excessivo;

4. A compra deve ser planejada, visto que o preço costuma ser mais baixo na época de inverno;

5. Na hora de escolher o modelo, prefira os que tenham o Selo Procel de Economia de Energia e aqueles com assistência perto da sua região;




Tipos de ar-condicionado

Janela - É instalado em buraco na parede ou na própria janela, reunindo evaporador e condensador (que liberam e esfriam o ar) no mesmo gabinete. São aparelhos mais comuns, compactos e com custo baixo, mas fazem ruídos e podem não ser tão eficientes para espaços maiores.

Split e variações - Tem a unidade evaporadora separada da condensadora em dois equipamentos. A primeira é instalada do lado de dentro da casa, e a segunda (mais barulhenta) de fora. Por isso, são mais silenciosos - e, apesar de mais caros, consomem cerca de 40% menos energia elétrica do que o tipo anterior.
Há ainda os modelos: window split, que usa a tecnologia do split mas é compacto como o de janela; o piso/teto, que pode ser instalado no chão ou em cantos altos do cômodo; o cassete, que fica no teto, na região central do espaço, com quatro saídas de vento; e o multisplit, que conecta duas ou três evaporadoras à mesma condensadora.

Portátil - Com a vantagem da transferência de um local a outro, não requer instalação, reunindo evaporador e condensador no mesmo gabinete. É prático, mas pode ser barulhento e ocupar espaço.
Sabendo de tudo isso, é fazer a instalação em local com boa circulação de ar, protegido do sol e do vento, e cuidar da manutenção periódica e conservação - mantendo os filtros e o aparelho limpos. A sujeira, além de forçar o equipamento a trabalhar mais, pode provocar problemas respiratórios. E é importante lembrar sempre: o uso correto traz economia e garante o bem estar dos usuários.

Fonte: Casa e Jardim / Web Ar-condicionado
Fotos: Arquivo pessoal/NET

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Search This Blog

Blog Archive